top of page

Fisioterapia em Terapia Intensiva

A fisioterapia no ambiente de UTI tem se tornado ao longo dos últimos anos uma especialidade exigente de profissionais especializados, experientes e atualizados. A presença do profissional de fisioterapeuta já é regulamentada para a rede pública através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA desde 2006.

A complexidade em relação gravidade de casos, equipamentos de monitoração e suporte de vida/tratamento, inerentes destas unidades, aponta para a obrigatoriedade da competência do fisioterapeuta diante da expectativa pela efetividade de suas condutas e da necessidade de controlar os riscos ao paciente. Sendo assim, é imperativo a correta habilitação desse profissional, seja através de cursos de pós-graduação, residência ou aprimoramento na especialidade, assim como cursos de reciclagem e/ou extensão profissional.

A SOCATI/AMIB, observando esta realidade, está lançando uma série de benéficos aos fisioterapeutas que se associarem, como:

 

Acesso a periódicos internacionais de excelente qualidade e referência internacional: é a consulta as últimas publicações dos principais periódicos do meio da terapia intensiva, sendo estes:

1. Critical Care Medicine;

2. Chest;

3. Current Opinion in Critical Care;

4. AACN Advanced Critical Care;

5. AACN Clinical Issues: Advanced Pratice in Acute and Critical Care;

6. Anesthesiology;

7. Annals of Emergency Medicine;

8. Intensive Care Medicine;

9. Journal of Critical Care;

10. Journal of Trauma-Injury Infection and Critical Care;

11. Pediatric Critical Care Medicine.

Acesso a livros de referência internacional: consulta de livros on line para dowloads de materiais úteis para palestras e consultas rotineiras. Sendo estes:

1. The ICU Book;

2. Irwing and Rippe`s Intensive Care Medicine;

3. Textbook of Pediatric Emergency Medicine;

4. The Washington Manual of Medical Therapeutics;

5. Procedures and Tecniques in Intensive Care Medicine Rippe.

 

Educação continuada em loco: consiste na visita de um profissional experiente para a administração de cursos e palestras, sendo o custo minimizado para sócios SOCATI/AMIB. Sendo os disponíveis, interpretação da gasometria arterial, ventilação mecânica invasiva, ventilação mecânica não-invasiva (VNI), fisioterapia motora em UTI (neurológica, reabilitação cardíaca, pós-transplantes, geriátrica e no doente crônico ou complicado) e fisioterapia respiratória em UTI (neurológica, reabilitação cardíaca, pós-transplantes, geriátrica e no doente crônico ou complicado). A educação continuada em loco deverá ser agendada com pelo menos um mês de antecedência**.

Participação em cursos do Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP do Hospital Santa Isabel - HSI (Blumenau - SC): consiste na participação em cursos de extensão profissional ministrados no IEP do HSI com descontos especiais (preço de estudante). 

**A educação continuada em loco será ministrada pelos coordenadores do serviço de fisioterapia das unidades de terapia intensiva do HSI, Yuri C. Góss e Rosaura Martins Gamarra. Informações e agendamento pelo telefone (47) 3321 1000, ramal 1073, com Elenice, de seg a sex das 8hs às 12hs.

 

Há outros projetos apresentados a diretoria da SOCATI/AMIB ainda em debate e planejamento, sendo disponibilizados quando concluídos.

 

Yuri C. Góss
Coordenador do Departamento de Fisioterapia da SOCATI
Coordenador do serviço de fisioterapia das unidades de terapia intensiva do HSI e coordenador de equipe de Home Care
CREFITO-10: 42.357-f

bottom of page